Ferida no colo do útero

Entenda porque em alguns casos, é necessário recorrer a procedimentos específicos, como cauterização.

A ferida no colo do útero, conhecida também como ectopia cervical, é um processo natural do útero, decorrente de uma alteração fisiológica dos hormônios femininos. Acompanhe no post o que é esta condição, seus sintomas e tratamentos. Confira!

O que é a ferida no colo do útero?

Isso acontece quando o epitélio (pele) que deveria estar no canal cervical flui um pouco para fora, dando ao colo do útero uma aparência avermelhada. A ectopia glandular cervical é muito comum em adolescentes e mulheres jovens e em usuárias de contraceptivos hormonais, mas pode ocorrer em qualquer idade.

Geralmente é assintomática, porém, em alguns casos, podem surgir sinais como secreção vaginal, infecções vaginais recorrentes, corrimento marrom e sangramento na relação sexual.

Essa ferida pode virar um câncer?

Normalmente, ela é uma condição benigna e, sendo assim, não causa riscos à saúde da mulher, como o surgimento de um câncer, por exemplo – o que é um mito. O que pode ocorrer é o aumento de risco de infecções como clamídia, gonorreia e HPV. Por isso, é importante estar com os exames preventivos em dia e usar camisinha nas relações sexuais.

Como devo tratar a ferida no colo do útero?

O procedimento de combate a esta condição é indicado apenas quando a ectopia for sintomática, causando corrimento excessivo ou sangramento, do contrário, não é necessária intervenção.

O processo mais comum é o da cauterização, que pode ser química ou elétrica. Assim, ela vai queimar essa ferida e, dessa forma, reduzir os sintomas da condição.

Não esqueça de estar sempre amparada pelo seu médico de confiança nestes processos. Se necessário, nosso corpo clínico de ginecologia está à sua disposição.

Marque a sua consulta!

Compartilhe:

Posts Relacionados:

Assine nossa Newsletter